Daer usará equipamento a laser para analisar situação dos pavimentos.

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) está investindo na tecnologia para planejar ações e desenvolver projetos e restauração de pavimentos asfálticos que atendam às necessidades da sociedade gaúcha. A mais recente aquisição da autarquia, a barra laser, é um aparelho instalado em um veículo da frota da instituição que avalia a irregularidade longitudinal  dos pavimentos e as deformações decorrentes da passagem de veículos de carga (trilhas de roda).

Adquirido em setembro com financiamento do Programa de Apoio à Retomada do Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul (PROREDES/BIRD), o equipamento foi instalado pela Cibermétrica. A empresa, contratada pelo departamento, também é responsável por ministrar o treinamento aos técnicos da Superintendência de Pesquisas Rodoviárias (SPQ) que irão trabalhar com os dados provenientes do equipamento.

Os primeiros testes foram realizados neste mês na RSC-101, entre Osório e Capivari. Engenheiros do Departamento foram habilitados a realizar a montagem da barra laser e fizeram os primeiros levantamentos. Após, receberam orientações a respeito do processamento dos dados.

“Agora, os profissionais estão aptos a utilizar os recursos do veículo que mede o Índice de Irregularidade Internacional (IRI) e o Afundamento de Trilha de Roda (ATR) dos pavimentos”, comemora o diretor-geral do Departamento, Rogério Uberti. O dirigente explica que a IRI afeta a ação das cargas dinâmicas sobre o pavimento e causa prejuízos à condução dos veículos, aumentando o custo operacional, diminuindo a segurança, o conforto e a velocidade das viagens. Portanto, é capaz de identificar o conforto do usuário ao trafegar por uma rodovia.

A nova aquisição irá somar ao sistema Falling Weight Deflectometer (FWD) – que mede a deflexão dos pavimentos – e ao Levantamento Visual Contínuo realizado pelos técnicos da SPQ, já implementados pelo Daer.  Juntas, as tecnologias colherão dados importantes para o diagnóstico estrutural e funcional dos pavimentos e irão abastecer o Sistema de Gerência de Pavimentos do órgão.

Fonte: daer