Com a conclusão de blocos das fundações, pilares começam a ser construídos.

A ponte no trecho da ERS-239 conhecido como Avenida dos Municípios, no Vale do Sinos, começa a tomar forma. A obra, executada pelo governo do Estado através da Secretaria dos Transportes e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), terá as fundações finalizadas esta semana.

A infraestrutura da ponte no lado de Campo Bom está concluída. Os serviços dessa etapa correspondem à concretagem dos blocos e das vigas de fundação. Até sexta-feira (09), a empresa contratada pelo Daer deve encerrar os trabalhos, também, no segmento de Novo Hamburgo.

A fase de mesoestrutura – como é chamada a porção média da ponte – já teve início, com a execução das ferragens para a instalação dos pilares. Após a colocação das peças de concreto, será a vez das travessas, que são os elementos responsáveis pela sustentação da pista elevada.

“Os recursos estão garantidos junto ao governo do Estado. Além disso, o Daer está fornecendo todo o auxílio necessário para que a construtora supere suas dificuldades e conclua a ponte”, afirma o diretor-geral do departamento, Rogério Uberti. “Hoje, a comunidade pode constatar a evolução dessa obra. Tiramos do papel uma demanda que se arrastava há décadas e pretendemos concluí-la até abril deste ano.”

A ponte sobre o Arroio Pampa terá 44 metros de comprimento por 12,6 metros de largura e conta com investimento de R$ 1,48 milhão da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE). A obra resultará na interligação de diversas cidades do Vale do Sinos, principalmente Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga.
Fonte: daer