Ponte de Laguna tem 91,76% da construção executada

Trabalhos seguem em ritmo acelerado para finalizar o trecho estaiado e alguns trabalhos para término do trecho corrente Sul

O DNIT já realizou 91,76% de toda a estrutura da travessia do Canal de Laranjeiras. A ponte, entre os bairros Cabeçuda, em Laguna e Bananal, em Pescaria Brava, terá 2.830 metros de extensão e será a maior travessia elevada da duplicação da BR-101 Sul em Santa Catarina.

Foram executados 100% da cravação de estacas no leito da lagoa Santo Antônio dos Anjos, e finalizados todos os 98 pilares dos trechos correntes, todos os tabuleiros (parte superior dos pilares) e instaladas 588 aduelas, sendo 378 unidades nos 33 vãos do trecho corrente Norte e 210 nos 16 vãos do trecho corrente Sul. Todas as mãos francesas, estruturas instaladas nas laterais das aduelas para dar a dimensão final das pistas estão instaladas, em ambos os trechos.

Das 94 aduelas pré-moldadas previstas para unir o trecho estaiado, foram instaladas 93,7% do total. Serão instalados, também no trecho estaiado, 60 estais (cabos) no total, sendo 52 longitudinais e 8 transversais (nos mastros). Desse total, 50 estais já estão instalados e protendidos (esticados). Os dois mastros que dão sustentação aos cabos têm a construção e concretagem finalizadas. Ao todo, o trecho estaiado tem 85,35% de obras executadas.

Dos 86.772 metros cúbicos de concreto usinado, previstos para a obra, cerca de 85.878 metros cúbicos já foram usados. O volume seria capaz de encher 3.471 piscinas olímpicas, com capacidade para 25 mil litros cada. Foram previstas 12.520 toneladas de aço construtivo para dar sustentação para a obra e, desse total, foram utilizadas 12.382 toneladas, 98,9% do total.

Os trabalhos de construção da ponte sobre o Canal de Laranjeiras seguem com a finalização do trecho estaiado e do trecho corrente Sul, onde resta finalizações nas proteções central e lateral.

Obras no final, atenção continua – Perto do fim das obras da ponte sobre o Canal de Laranjeiras, em Laguna (SC) e a chegada da temporada de verão, os usuários da BR-101 Sul, turistas e pescadores lindeiros devem atentar para a circulação de balsas e embarcações de serviços utilizados na construção. Os trabalhos ocorrem principalmente no trecho estaiado e no trecho corrente Sul, e a lagoa Santo Antônio dos Anjos serve de espaço para a circulação dos transportes aquáticos das construtoras. A prática de natação, uso de lanchas ou jet-skis e também para pesca esportiva ficam proibidas no espaço demarcado pela sinalização náutica, instalada para o empreendimento.

A construção da ponte sobre o Canal de Laranjeiras, em Laguna, é empreendimento rodoviário de grandes proporções. Toda a comunidade lindeira, localizada nos bairros Cabeçuda e Mato Alto precisam atentar para alguns itens de segurança. O mesmo é requerido dos pescadores, turistas e usuários da BR-101 Sul que trafegam entre o km 312 ao km 314.

Fonte: DNIT