Imprimação asfáltica é executada em trecho do Contorno de Timbé do Sul.

Executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC), as obras de implantação e pavimentação do Lote 2 da BR-285/RS/SC contam com mais de dois quilômetros de trecho imprimado no segmento conhecido como Contorno de Timbé do Sul. A imprimação consiste na aplicação de uma pintura com asfalto diluído visando proteger e impermeabilizar o leito da rodovia que já está compactado. Após a conclusão do primeiro mutirão de desapropriação, em agosto/2018, também foi liberado para obras 1,8 km no início do Contorno, onde a construtora realiza a supressão vegetal e a instalação das cercas.

Ao lado do canteiro de obras, o britador recebeu a companhia de uma usina de solos. O equipamento é responsável por fazer a mistura dos materiais necessários para camada de base de brita graduada. No trecho entre a Vila Belmiro e o Pé da Serra, os trabalhos englobam o sistema de drenagem urbana (tubulações e bocas de lobo) e a colocação da sub-base com macadame seco. Nestes segmentos a pavimentação será concluída com a aplicação de uma capa asfáltica.

Na Serra da Rocinha estão em andamento a regularização final da terraplenagem até o km 48+700 e a execução dos dispositivos de drenagem em toda a sua extensão. Em seguida será feita a camada drenante, cuja função é evitar a ascensão da água para as porções superiores da estrada. Salienta-se que a serra será feita de pavimento rígido de concreto para evitar deformações devido às características íngremes do relevo. Quanto aos viadutos, a estrutura do V-1 está praticamente concluída, sendo efetuado o capeamento final de concreto. No V-2 e V-4 avançam as atividades na superestrutura, envolvendo a execução de longarinas e travessas. E o V-3, por sua vez, encontra-se com as fundações finalizadas. Todos estes serviços são realizados por um contingente atual de 162 colaboradores e 67 máquinas. Cerca de 47% das obras estão concluídas no Lote 2.

Fonte: dnit